CAPS I - NAÇÃO MAXACALI A FAVOR DA LUTA ANTIMANICOMIAL

"Mais do que nunca, é necessário reafirmar a valorização da vida e de uma vida em liberdade."
Em tempos de pandemia podemos sentir de forma mais próxima o sentido do manicômio em nós através do isolamento.
Nesse sentido, é importante pensar caminhos que valorizem os direitos humanos, o direito à palavra, à expressão, à cidade, à sustentação das diferenças e do cuidado em liberdade.
O dia da Luta Antimanicomial também nos convoca a pensar sobre o manicômio que vai além das estruturas físicas de uma instituição (esses manicômios ainda existem!), pensar sobre o manicômio que temos em nós mesmos, em nossas formas de nos aprisionarmos e aprisionarmos o outro.
Desejamos poder encontrar em nós mesmos o que há de mais antimanicomial, com recursos para lidar de forma mais suave, construtiva, delicada e responsável com o que nos incomoda.
“A luta antimanicomial foi o início de tudo para a área da Saúde Mental, representa a defesa de um atendimento humanizado, focado no indivíduo".
Por conta da pandemia do novo coronavírus, as comemorações deste ano foram suspensas, para evitar aglomerações e preservar os servidores e usuários da rede de Saúde Mental do município. Mas os funcionários do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) não deixou de manifestar seu apoio nesse dia tão importante para a área da Saúde Mental.
CAPS I Nação Maxacali